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ToggleQual o regime tributário ideal para lojas de cosméticos? Veja as opções!
Tudo que você precisa saber para escolher o melhor regime tributário para a sua loja de cosméticos está aqui.
Você sabe qual é a melhor opção de regime tributário para a sua loja de cosméticos?
As lojas de cosméticos vendem produtos sujeitos a uma alta carga tributária, o que pode afetar a rentabilidade e a competitividade desses negócios.
Desse modo, é importante que os empresários desse ramo conheçam as opções de regime disponíveis e saibam escolher a alternativa mais econômica para o seu negócio.
Por isso, preparamos este artigo. Então continue conosco e descubra a melhor opção para o seu negócio!
Quais as opções de regime tributário para lojas de cosméticos?
As lojas de cosméticos podem optar por três regimes tributários diferentes: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do faturamento, da estrutura e do perfil da empresa.
Veja a seguir as principais características de cada regime!
Simples Nacional
Esse regime foi criado para empreendimentos com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano, ou seja, para micro e pequenas empresas.
Aqui, os tributos federais, estaduais e municipais devidos são recolhidos em uma única guia mensal, simplificando a apuração
Além disso, as alíquotas do Simples Nacional variam conforme a faixa de faturamento e a atividade da empresa.
Lucro Presumido
O Lucro presumido é um regime que presume o lucro da empresa a partir de uma base de cálculo definida pela legislação.
Ele é permitido para as empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões e que não estão obrigadas ao Lucro Real.
A alíquota do Lucro Presumido é de 15% sobre o lucro presumido, mais 10% sobre a parcela que exceder R$ 20 mil por mês, para o IRPJ, e de 9% sobre o lucro presumido, para a CSLL.
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Lucro Real
Por fim, o Lucro Real é um regime que apura o lucro da empresa a partir da contabilidade, considerando as receitas e as despesas efetivas.
Ele é obrigatório para as empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.
A alíquota do Lucro Real é a mesma do Lucro Presumido, mas aplicada sobre o lucro real, e não sobre o presumido.
Uma das vantagens do Lucro Real é que as lojas de cosméticos podem pagar menos impostos do que deveriam, caso o lucro real seja menor do que o presumido.
Por outro lado, você pode ter uma maior burocracia e complexidade na apuração e recolhimento dos tributos, além de uma maior fiscalização.
Qual o melhor regime tributário para lojas de cosméticos?
Não há uma resposta única para essa pergunta, pois definir o melhor regime tributário para a sua loja de cosméticos depende de vários fatores, como:
- Faturamento.
- Lucro.
- Margem de contribuição.
- Custos e despesas.
- Mix de produtos.
- Localização.
- Mercado.
- Entre outros.
Por isso, é recomendável que as lojas de cosméticos façam uma análise tributária detalhada, com o auxílio de um contador ou de um consultor especializado, para comparar as opções de regime tributário e escolher a mais vantajosa para o seu negócio.
No entanto, em geral, temos que o Simples Nacional pode ser mais interessante para pequenos negócios.
O Lucro Presumido, por sua vez, pode ser mais econômico se lucro real for maior do que o presumido. Além disso, ele permite o aproveitamento créditos de ICMS e de IPI, reduzindo o custo tributário.
Já o Lucro Real pode ser melhor se o lucro real for menor do que o presumido. Ele também oferece incentivos fiscais que podem reduzir a carga tributária.
Como escolher a melhor opção?
Para escolher a melhor opção de regime tributário para lojas de cosméticos, é preciso seguir alguns passos, como, por exemplo:
- Levantar os dados financeiros, contábeis e fiscais da loja, como faturamento, lucro, despesas e impostos.
- Simular os cenários de tributação para cada regime, considerando as alíquotas, bases de cálculo, os créditos, as deduções, as isenções, etc.
- Comparar os resultados das simulações, verificando qual regime oferece o menor custo tributário e o maior lucro líquido para a empresa.
- Avaliar os aspectos não financeiros de cada regime, como a burocracia, a complexidade, a fiscalização, a flexibilidade, etc.
- Escolher o regime que melhor se adapta às características e aos objetivos da loja, considerando o planejamento estratégico, o orçamento, o fluxo de caixa e a gestão, por exemplo.
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